♥ Rejane

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segunda-feira, 31 de maio de 2010

dicas para fazer seu plano de aula.

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Por Rejane Valentim

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)

COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:

Primeiro Momento

Segundo Momento

Terceiro Momento

HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

domingo, 30 de maio de 2010

O Docinho da Formiga

Marlene B. Cerviglieri

Num dia muito lindo, de sol e céu azul o formigueiro todo trabalhava avidamente, pois logo chegariam o inverno e tempos difíceis. A mamãe formiga trabalhava e cuidava também de suas formiguinhas, tinha muitas delas, mas uma era muito danadinha. Sempre se metia em encrenca e confusão, pois se afastava do formigueiro, de tanto que gostava de tudo saber.

Todos sabemos que é muito bom saber das coisas, mas quando somos pequenos devemos sempre ouvir os mais velhos, principalmente a mamãe, o papai, a vovó e o vovô.

- Por que?

- Ora, eles sabem das coisas! Já aprenderam antes e naturalmente vão passar para os menores.

- Bem, voltando à formiguinha Bibica, era assim seu nome,gostava muito de mexer em tudo e, às vezes, tentava carregar folhas bem maiores que ela, e conseguia, porque a formiga tem muita força.

Até ai a mamãe dela não se preocupava,mas sim com o que ela comia. Sempre estava dizendo para Bibica comer menos açúcar. Era demais como gostava de docinhos, coisas doces como dizia.

Uma tarde viu no chão umas bolinhas, comeu uma e gostou muito. Eram docinhos e foi comendo, comendo, comendo... De repente não viu mais nada, só ouvia sua mamãe chamando muito longe... Ficou assim por muito tempo. Quando finalmente conseguiu acordar já havia passado um dia inteiro.

- Bibica, disse a mamãe, que te sirva de lição formiguinha danada! Nem tudo que é docinho se pode comer! Você precisa aprender a ver e saber o que põe na boca, formiguinha danada.Não sabe o trabalho que deu, pois comeu remédio de humano. Sempre que for comer alguma coisa precisa saber o que é. Às vezes os humanos jogam remédio para nós comermos e aí é o fim! Aprenda Bibica, só coma aqui no formigueiro que é a sua casa.

Ouvindo a história toda, Luisa arregalou os olhos e disse:

- Mamãe eu só vou comer aqui em casa e nunca vou querer o docinho da formiga.

- Isso mesmo filhinha, também para comer tem que se aprender.

Agora vamos descansar um pouquinho, e não pensar no docinho da formiga.

Com histórias simples se pode evitar muitos acidentes!


Quem não tem medo?

Marlene B.Cerviglieri

Todos nós temos os nossos medos, principalmente quando pequenos.
Muitas coisas não compreendemos e nos assustam alem de criarmos nossas fantasias.
João Vitor era um garotinho muito querido por todos na família, especialmente os avôs que eram chamados vô João e vô Vitor.
Os dois contavam estórias e faziam muitas brincadeiras com o netinho que ultimamente andava triste.
Resolveram os dois ficarem uma tarde com o neto para ver se poderiam ajudá-lo.
Assim sendo os dois brincaram a tarde toda com o garoto até que conseguiram conversar com ele.
-Meu querido diga para nós o que esta deixando você tão tristonho?
-Eu não estou triste, apenas não quero ir dormir em minha cama, e a mamãe não deixa mais eu ir dormir com ela.
-Deve haver alguma coisa que impede você de ir dormir na sua cama.
Seu quarto é tão bonito e foi feito especialmente para você!
-Sei disso, vô João e vô Vitor , mas mas...tenho medo!
-Só isso disseram os dois.
-É tenho medo de ficar no meu quarto.
-Cada um de nós tem uma estória para te contar.
-Conta você primeiro João.
-Bem disse João você sabe que um dia eu também já fui criança como você?
-Claro né vô e sei que um dia vou ficar idoso como você.
-Esperto este meu menino.
Bem vou te contar a estória de minha cama e de meu medo.
-Aprumaram-se os três para ouvi-lo.
-Eu tinha um quarto não muito grande mas eu gostava dele.
-Porém comecei a ouvir uns ruídos estranhos, e não sabia o que era.
-Fiquei acordado prestando atenção e não conseguia saber o que era..
-O medo foi tomando conta de mim e me encolhi todo na cama me enrolei nos lençóis.
-No dia seguinte falei com minha mãe, e não quis ir dormir no meu quarto.
-Pedi e ela consentiu que eu dormisse no quarto dela.
-Foi muito bom dormi a noite toda sem medo e sem ouvir nada.Mas a noite seguinte, meu pai me levou para meu quarto e disse-me que tinha estado lá e não ouviu nada e não tinha nada.
-Fiquei apavorado mas fiquei no quarto e me enrolei nos lençóis e logo mais tarde comecei a ouvir os ruídos novamente.
-Chorei esperneei e naquela noite não fui para o quarto sozinho.
Meu pai foi dormir comigo e levou um colchonete, e ficou junto de mim.
-No inicio dormimos.
De repente comecei a ouvir o barulho.
Desci da cama de mansinho e chamei papai que dormia.
-Papai, papai.
-Os dois juntos ficamos atentos, eu tremia de medo.
-Para minha surpresa papai foi até a anela abrindo-ª
-Chamou-me e rindo me mostrou os galhos de uma enorme t trepadeira que o vento balançava e raspava na janela!
Este era o barulho que criara o medo em mim...
-Fiquei tão contente quando papai me abraçando disse-me:
-Vou te contar a minha estória agora, de medo é claro.
-Como você também fui criança um dia e tive meus medos.
-Chorava a noite e não queria ir para minha cama.
Claro é melhor ficar com o papai e mamãe.
Mas cada um tem sua cama seus lençóis seu lugarzinho para suas fantasias.
Um dia você vai entender isto.
-Bem.minha mãe me levou para a cama e me disse:
-Filho , hoje cedo eu sacudi is teus lençóis e pedi para todos os espíritos brincalhões ou os que gostam de assustar irem embora.Faço isto toda manhã quando arrumo teu quarto.Você mesmo pode fazer isto quando eles te incomodarem.Arrume a cama novamente e estique bem os lençóis, você vai dormir na hora.
Vamos fazer já para você ver como é.E assim sendo minha mãe desarrumou a cama novamente e disse.Saiam todos daqui deixem meu menino dormir em paz , arrumando minha cama todinha.
-Dormi profundamente aquela noite e todas as outras, sempre que preciso sigo o que minha mãe me ensinou.
-Portanto meu caro netinho faça o mesmo, arrume a cama novamente do seu jeitinho e espante todos os fantasminhas.
-Que bom vô é uma idéia. Vou fazer isto.
-João e Vitor se entreolharam e mais tarde comentaram-Se todos conseguissem espantar os fantasminhas de suas camas que bom seria.Mas desde cedo é que se ensina a enfrentá-los não é mesmo?
-O medo criado e o fantasma imaginado.
-Quanto ainda a aprender
...
E assim João Vitor consegui dormir sem medo lembrando e pondo em pratica a lição do vô João.


A BORBOLETA APRESSADA

Marlene B. Cerviglieri


Morava numa floresta grande, uma borboleta azul muito linda.
Seu corpinho era todo azul e em suas asinhas havia uns pontinhos pretos.
Era especial e sabia muito bem disso.
Toda vez que passava voando, outras borboletas paravam para vê-la. Sentia-se muito importante sendo portadora de tanta beleza.
Porem como ninguém é perfeito, a borboleta azul era muito muito apressada.
Estava sempre voando de um lado para outro, mesmo que fosse sem ter o que fazer.
Seus amigos diziam para ela ter mais cuidado, porem era mesmo uma apressada.
Certo dia resolveu voar para mais longe.
Ah, dizia:
-Estou cansada de ficar só nesta floresta.
Pensou assim e partiu em direção a cidade.
Chegando lá, viu uma enorme casa toda iluminada.
Não conhecia nada, pois nunca havia visto uma casa.
Imediatamente foi atraída pelas luzes das vidraças.
Lá foi ela em direção à janela que não estava aberta, era uma grande vidraça.
Pum... Bateu com o corpinho inteiro na janela!
Suas asinhas ficaram grudadas e ela não conseguia sair!
Meu Deus que fazer, pensava a borboleta azul.
Foi quando resolveu respirar devagar e prestar atenção para ver o que faria.
Não fique assustada pensava.
Olhando para dentro da casa viu um grupo de crianças sentadas no chão, num imenso tapete redondo.
Ora, que estariam fazendo?
Brincando naturalmente.
Foi quando um dos meninos levantou-se e saiu correndo na sala.
Não corra disse uma senhora que estava sentada lá também.
Não deu tempo o menino espatifou-se no chão igualzinha a borboleta na vidraça...
A pressa, o que é a pressa?
Dizia a senhora atendendo o menino.
Você tem que aprender a fazer as coisas mais devagar, não há necessidade de sair correndo, de chegar primeiro de falar antes...
Tudo isto é pressa demais!.
Às vezes sei que precisamos nos apressar, mas não é sempre.
Limpou o raspão do joelho do menino que voltou a sentar com os colegas bem mais calmos agora.
E eu pensava a borboleta que faço?
Quem me ajuda?
Foi quando pensou em ficar quietinha e ai então as asinhas começaram a se soltar do vidro.
Assim mesmo esperou mais um pouco até que percebeu que podia se mexer por inteira.
Saiu voando rapidinho para a floresta e acho que a lição valeu, tanto para ela como para o menino.
É dizia minha vovó, quem tem pressa, perde a testa!
Gostaram da historinha?
Não precisa responder, não tem pressa!

O Urso Chorão

Marlene B. Cerviglieri

Eram três ursinhos lindos e saudáveis. Dava gosto ver os três rolando a campina verde na imensa floresta. Todos os animais procuravam sua alimentação durante a manhã logo bem cedinho. O riacho que corria no meio da campina era muito grande de uma água muito límpida, via-se o fundo nitidamente. Eu não gostava muito quando as onças vinham beber água, pois pareciam dóceis mas um certo arrepio passava por mim quando as via. Gostava mesmo era da família dos macacos que sempre estavam na maior das alegrias. Qualquer graveto ou folhinha já era motivo para brincadeira.

Os pássaros então voavam nas árvores altas, mas desciam também para o solo a fim de ciscarem e às vezes tomar banho. Os jacarés já viviam dentro da lagoa atrás do penhasco. Era um lugar sombrio que eu não gostava muito.Todo cuidado, por ali, era pouco, apesar de reinar uma certa harmonia entre todos os animais. Mas o que estava incomodando ultimamente era o Urso chorão. Os três irmãos brincavam ali perto de minha árvore favorita e sempre podia observá-los. O que será que acontece para que ele chore o tempo todo? Resolvi que iria observá-lo bem atentamente, e assim fiquei de prontidão em cima da árvore.

Lá chegaram os três. Eram tão iguais que só percebi o chorão porque começou a chorar. Foi então que ouvi a mamãe Ursa dizer aos outros:

- Deixem que ele chore, logo ele vai parar. - Mas o Ursinho chorava e gritava. Então um de seus irmãos chegou até ele e disse:

- Meu irmãozinho, você quer brincar comigo? - Não houve resposta. Então o Urso chegou até ele e estendeu-lhe umas folhinhas dizendo-lhe:

- Quer ficar com elas ?

Não houve resposta. Assim meio como quem não quer nada, o outro irmão tentou se comunicar com o chorão.

- Ei, vamos brincar de correr para achar formigueiros? - Não houve resposta.

Sendo assim, os dois voltaram para seus folguedos e deixaram o chorão como a mãe havia dito. Foi então que ela chegou até o filho, sentou-se ao seu lado e o abraçou com carinho.

- Meu querido filhinho, mamãe vai contar uma história bem bonita para você!

Devagar ele foi parando de chorar e ficou só soluçando. Vendo esta cena fiquei intrigado. Voei para bem alto onde estavam meus pais e perguntei:

- Por que, por que ele age assim? Chora e não ouve os irmãos. Ele é muito diferente.

Foi quando minha mamãe me disse:

- Filho, nem todos são iguais, há muitas diferenças.

- Você já imaginou se todos fossem iguais? Seria um desastre...

- Cada um tem seu dom, sua inteligência seu modo de ser. Ele é um ser especial e muito feliz.

- Muito feliz! - exclamei

- É muito feliz porque ele tem o amor da família. Talvez ele ainda não perceba que é amado.

- Volte para baixo, creio que agora ele não está mais chorando ou soluçando.

Voei para baixo e fiquei olhando novamente. Agora estavam todos em volta dele falando e rindo.Que coisa estranha, ele parou mesmo de chorar, mas parece que está em outro mundo.

Do meu lado mamãe disse: - E está mesmo meu filho. O carinho e o amor da família dele logo o trarão para cá, afim de que ele possa ter vida própria. Quanta sabedoria vinha de minha mamãe, transformando coisas tão difíceis de eu entender em simples fato.

- Gostaria que você fosse a mamãe dele também.

- Não meu filho, cada um tem a sua família, e ele pertence a família dos ursos e não dos macacos.

São lições de vida que aprendi ao longo do tempo e até hoje ainda aprendo no dia-a-dia. A floresta continua calma, aparentemente, com todos os seus perigos ocultos e eu aqui da minha árvore espreito tudo para saber cada vez mais.

- Humanos...

- Olha mamãe, que coruja linda lá em cima!

- Ela é o símbolo da Sabedoria?

- É o que dizem.

Fiquei contente. - Então é assim, todos são filhos de Deus.

- Exato meu filho!

PEQUENOS TEXTOS

O Jardim Encantado

Marlene B. Cerviglieri

Entrei, como faço todos os dias, arrastando minha mochila, como sempre estava muito pesada. Para minha surpresa ali estava um lindo jardim.

- Como? pensei eu - ontem não tinha nada!

Fiquei encantado olhando o baldinho da fonte descer e subir trazendo a água. No chão, ao invés de terra, havia pedrinhas redondinhas de vários tamanhos.

As flores estavam em vasos lindos coloridos que caiam de uma cerca feita de bambu em quadradinhos todos iguais. Havia também um caminho para se passar todo de plaquinhas cortadas.Fiquei admirando o jardim e logo vi um pássaro que se aproximou indo beber a água do bebedouro e para meu espanto passou correndo pela fonte molhando-se todinho. É sem duvida um jardim Encantado - pensei eu, apareceu aqui hoje, mas como?

Coisas da vida moderna de hoje explicou-me minha professora.O jardim foi construído de forma diferente, existe sim terra embaixo das pedrinhas.As plantas estão mesmo plantadas em vasos com terra e adubadas.

Portanto não se espante por não ser um jardim encantado. Faz parte de nosso projeto que está sendo elaborado pela equipe das professoras. As paredes estão sendo pintadas de acordo com o tema e logo você terá também outra surpresa. E assim sentei-me no meu lugar e fiquei imaginando: Poderia eu montar um jardim em meu quarto?

Seria mesmo um jardim encantado, teria de sumir quando mamãe entrasse.

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projeto para pré escola - animais

Apresentação do projeto:
Este projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao Jardim Zoológico.

A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.

Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.

O passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações relativas ao tema.

A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:

Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:

Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:

Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos;

Atitudes:

Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.

Conteúdos relacionados ao projeto:
Português (linguagem oral e escrita)
1. Jardim I

Nomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
2. Jardim II

O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
3. Pré

Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura

Matemática
4. Jardim I

Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
5. Jardim II

Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade
6. Pré

Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto

Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
7. Jardim I , Jardim II e Pré

Moradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.
Material didático/ recursos:

Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Manta acrílica
· Eventos relacionados ao projeto:
Passeios:
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.

Considera- se alguns instrumentos de avaliação:

Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

ATIVIDADES SUGESTÃO;PRÉ ESCOLA PARA DUAS SEMANAS DE AULINHAS

LÍNGUA PORTUGUESA

COMPETÊNCIAS:
  • Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
  • Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
  • Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
  • Antecipa conteúdo de um texto;
  • Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
  • Identifica a escrita do próprio nome;
  • Escreve com e sem modelo o próprio nome;
  • Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
  • Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
  • Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.

MATEMÁTICA

COMPETÊNCIAS:
  • Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
  • Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
  • Identifica elementos semelhantes e diferentes;
  • Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
  • Localiza objetos a partir de instruções dadas;
  • Faz relação número quantidade;
  • Associa o numeral a sua escrita;
  • Grafa os nomes dos numerais.

HISTÓRIA

COMPETÊNCIAS:
  • Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
  • Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
HABILIDADES:
  • Usa seu nome como forma de identificação;
  • Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
  • Valoriza a diversidade humana;
  • Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.

CIÊNCIAS

COMPETÊNCIAS:
· Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
· Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
  • Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
  • Nomeia as principais partes do corpo;
  • Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.

GEOGRAFIA

COMPETÊNCIAS:
  • Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;
  • Percepção de si e suas relações casa/ escola.
HABILIDADES:
  • Percebe a casa como abrigo das pessoas;
  • Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
  • Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
  • Identifica as partes que compõe ima casa.

ARTES

COMPETÊNCIAS:
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
  • Criação de desenhos e pintura a partir de seu próprio repertório;
  • Valorização de suas próprias produções e dos seus colegas;
  • Confecção de atividades com dobraduras e maquetes.

EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPETÊNCIAS:
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
HABILIDADES:
  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.

ATIVIDADES

SEGUNDA –FEIRA

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
  • Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando a importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio social;
-A pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede para que os alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em que situações se fazem necessário a certidão e sua importância;
- Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu material com a escrita do seu nome nos mesmos ou construir a lista de chamada da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
· Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando a pró estiver trabalhando com o corpo e suas parte já vai estimulando os alunos a identificarem questões de: maior/ menor, comprido/ curto, leve/pesado;
-Aplicação do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno joga a bola,derruba a garrafa diz qual foi o número que tinha nela registra no quadro e desenha sua respectiva quantidade;

QUARTA-FEIRA

· Acolhida
· Leitura
· Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais, identificando-as no nome de cada um.
  • Metodologia
-Leitura do poema de José Paulo Paes( A casa e seu dono), deixar que os alunos completem a rima escrevendo o nome do animal(2° ano) ou fazendo o desenho(1° ano).
-fazer questionamentos a cerca do poema e relacionando-o com a temática em estudo,pedir que os alunos desenhe e escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo e destaque para as vogais trabalhando apenas com o traçado e identificação da vogal “O”,lembrando sempre de explorar o crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
  • Metodologia
-Apresentar gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe uma e faz a descrição chama alguns alunos para fazer o mesmo. Depois distribui os desenhos feitos no dia anterior e pede p/ cada um fazer a descrição da sua casa 1° ano(oral podendo solicitar que escreva o nome de algumas partes da casa) e 2° ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
  • Metodologia
-Conversa informal sobre as características físicas e psicológicas de cada um , gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .

SEGUNDA –FEIRA

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
  • Metodologia
-Pesquisar figuras de crianças em diferentes fases da vida colar num cartaz e descrever com auxílio da professora as características de cada fase(1° ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O professor escolhe um crachá e vai dando pistas através das características da pessoa até os alunos descobrirem quem é, o professor mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega outro crachá e faz o mesmo procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.

TERÇA-FEIRA

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
  • Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega para deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o contorno do corpo depois de pronto a equipe deve nomear as partes do corpo, escrever o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma descrevendo algumas características desse colega.
-Em círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer que idade foi representada e registrar no quadro o número e sua respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA 05/03
  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
  • Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes (Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar quantos colegas tem o nome começados com a mesma letra da palavra casa
-Circular na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.

QUINTA-FEIRA

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
  • Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição e orientação do jogo(dominó número/ quantidade) os alunos do 2° ano poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.

SEXTA-FEIRA

  • Acolhida
  • Leitura
  • Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
  • Metodologias
Pesquisa em livros e revistas de palavras começadas pelas letras em estudo, colagem e exposição das mesmas, seguido da leitura das palavras pela professora que poderá juntamente com os alunos eleger alguma palavra para buscar o significado no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação da brincadeira.

datas comemorativas


Dia de festa, também é dia de aprender. Ao planejar os eventos que fazem
parte do calendário escolar, consideramos o significado para os alunos e o
que eles aprendem com isso, além das oportunidades para fortalecer o contato
da escola com as famílias.



* MESES*
*DATA* *EVENTO* *SUGESTÕES DE ATIVIDADES* Fevereiro 06 Volta às Aulas •

Decorar a escola para receber os alunos
• Mostrar as dependências aos alunos
• Promover atividades cívicas e de integração dos grupos

22
Carnaval
• Baile de Carnaval
• Trabalhos de arte popular: música, dança, cartazes, máscaras, fantasias
• Aspectos da cultura carnavalesca

*Março* 08 Dia Internacional da Mulher
Texto reflexivo/Mural
• Reflexão sobre o papel da mulher

14
Dia da Poesia
Nascimento de Castro Alves
• Incentivar a criação, ilustração e declamação de poesias pelos alunos
• Pesquisa sobre os poetas brasileiros
• Construção de painel com poesias

15 Dia do Circo

• Confecção de
máscaras/Estudo de textos
• Construção de palhaços e objetos circense com material reciclado
• Dramatização – espetáculo - brincadeiras

20
Início do Outono
Dia Nacional da Terra
• Cartazes sugestivos
• Mudança climática
Valorização da Terra

29 Fundação da Cidade do Salvador - 1549 • Exposição de trabalhos sobre a
cidade, através das diversas linguagens artísticas
• Visita aos pontos históricos da cidade
• Organização e apresentação dos trabalhos sobre Salvador, desde a sua
fundação até os dias atuais


31
Dia da Saúde e Nutrição
Aniversário do Golpe Militar
de 1964
• Dramatizar hábitos de higiene e da boa alimentação
• Montar mural sobre alimentos regional
• Reflexão sobre a democracia
• Atividade orientada sobre o tema


*Abril*

13


Dia onde se comemora a
primeira Execução do Hino Nacional • Estudo do significado/pesquisa
*• Releitura plástica* de trechos do hino
• Música: ensinar o aluno a cantar o hino
• Paralelo histórico

13 a 16 Semana Santa

• Confecção de máscaras de
coelhinhos e adornos
Pascoa
• Confecção de mensagens, cartazes e cartões
• Músicas/Ceia coletiva/Comemoração Simbólica

18
Dia Nacional do Livro Infantil
Nascimento de Monteiro Lobato • Exploração da obra de Monteiro Lobato
• Promover a "hora do conto", com leituras de histórias
• Visita a Biblioteca Monteiro Lobato
• Exposição de livros
• Confecção de livros

19 Dia do Índio • Painel sobre índio brasileiro,
costumes e cultura
• Confecção e exposição de objetos indígenas
• Pesquisa sobre lendas indígenas

21 Tiradentes • Reflexão sobre a
Inconfidência e a Democracia
• Papel dos Mártires. Quem são os atuais?

22 Chegada dos Portugueses
ao Brasil 1500 • Construção de caravelas
• Roteiro com o mapa da viagem de Cabral
• Carta de Caminha - leitura e discussão

*Maio*

01 Dia do Trabalho
Confecções de fantasias sobre profissões
• Pesquisa sobre as profissões/explorando a importância
• A questão do emprego hoje/Desemprego

05

Dia das Comunicações •
Organizar um jornal da TV, apresentado pelos alunos
• Promover a troca de bilhetes, cartas, e e-mail pelos alunos

13
Abolição da Escravatura
Dia da Fraternidade
Brasileira
• Mural sobre a questão do negro
• Reflexão sobre respeito e fraternidade em relação às raças/música e danças
• O preconceito social e racial 14 Dia das Mães • Montar mural
• Confeccionar lembrança
• Organizar a Festa da Mamãe *(06/05)*

*Junho*

05
Meio Ambiente e
Dia mundial da Ecologia
• Projeto de Educação Ambiental
• Cartazes, debates, dramatizações
• Construção de brinquedos com material recicladoEstudo do Meio(aula de
campo)

21

Início do Inverno • Reflexão sobre as mudanças no tempo/painel

24
Festas Juninas
São João
• Festa Típica

*17/06 (mat/vesp – pela manhã)
*• Decoração com motivos caipiras
• Projeto Interdisciplinar

*Julho*

02
Independência da Bahia
Dia do Bombeiro
• Pesquisas, importância histórica – resgatar na primeira semana de aula do
2ª semestre
• Importância dos Bombeiros para a sociedade(palestra)

19

Dia da Caridade •
Importância do Voluntariado /ONGs
• Solidariedade e formação de valores – A boa ação – Mensagens/cartaz

20
Dia do Amigo/Amizade
• Envio de mensagens ao amigo preferido
• Correio da Amizade
• Mural sobre a amizade

26
Dia dos Avós • Confecção de cartões, mensagens, atividades de integração,
valorização do idoso
• Atividade na quadra/hora do conto/baile da saudade – o neto dança com os
avós
• A música predileta dos avós

*Agosto*
13
Dia dos Pais • Mural do Papai
• Confecção de lembranças para os pais
• Atividade Comemorativa Esportiva *(05/08)*

11 Dia do Estudante •
Organizar o Torneio Esportivo
• Passeio sócio-recreativo ( a definir)
• Promover brincadeiras e jogos
• Passeio/palestras
• Mural com fotos dos alunos

18 a 22
Semana do Folclore • Apresentações de danças e cantigas folclóricas –

*22/08
*• Brincadeiras infantis
• Pesquisa
• Dramatizações de lendas
• Mural com personagens do folclore brasileiro
• Projeto Interdisciplinar

25

Dia do Soldado • Desfile com a bandinha -
interno
• Confecção de bandeiras, chapéus e tambores de lata *Setembro*

21
Dia da Árvore
Primavera
• Pesquisa sobre os perigos do desmatamento
• Organização de terrários nas salas de aula
Plantio de árvores
• Confeccionar mural com arranjos de galhos e flores secas
• Desenho e recortes de flores e plantas
• Decorar as salas com pássaros e flores de papel
• Músicas e poesia
• Mural com produção dos alunos
• Desfile na área externa da escola – Educação Infantil e Fundamental I –

*
20/09* – 4ª feira

25 Dia Nacional do Trânsito

• Palestras com técnicos
especializados
• Estudo sobre os sinais de trânsito
• Campanhas de prevenção de acidentes
• Visita ao Detran

*Outubro*

04
Dia Internacional dos
Animais (São Francisco)
Dia do Inventor
• Confecção de desenhos, pinturas e modelagem de animais
• Animais em extinção
• Música e dramatização sobre animais
• Montar mural com as principais invenções do homem e seus benefícios para a
humanidade

09 a 11
Semana da Criança /
Dia da Criança
• Discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
• Palestra sobre Direitos e Deveres da Criança
• Passeios/banho de piscina/piquenique com lanche especial
• Apresentação de peças teatrais
• Torneios , brincadeiras
• Projeção de Filmes
• Festa comemorativa interna – *11/10*

12

Descobrimento da América •
Reflexão sobre o tema

15 Dia do Professor •

Montar painel com mensagens
para o professor
• Congraçamento (data a ser agendada)

16
Dia da Ciência e Tecnologia
Dia Mundial da Alimentação
• Pesquisa
• Visitar fábrica de alimentos
• Palestra com nutricionista/profissional ligado a tecnologia de alimentos
28 Batizado de Capoeira • Troca do Cordel/ Ed. Infantil

*Novembro* 11 III
FESTMAT – Festival de Matemática – 7ª a 8ª série • Apresentação de
atividades temáticas
• Musical
• Cenários confeccionados pelos alunos

15
Proclamação da República •
Montar um mural sobre os Três Poderes da República
• Origem e interpretação do Hino da República

18 Festival de Dança •
Apresentação artística dos alunos no Centro de Convenções da Bahia

19 Dia
da Bandeira Nacional • Estudo sobre a nossa Bandeira: forma geométrica, sua
faixa e legenda, cores, estrelas
• Confecção de bandeiras com colagem de material diverso

20
Dia Nacional da Consciência Negra
Dia da Música
• Contribuições da cultura negra na formação do povo brasileira
• Aspectos da cultura musical

25
Festa de Encerramento
do Ano Letivo
Mostra de Arte
• Festa de encerramento/ Confraternização do Natal
• Exposição dos trabalhos de Arte dos alunos

se as coisas fossem mães

Para o Dia das Mães
Se Todas as Coisas Fossem Mãe
Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.

Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice.

Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta,
arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,

Traz remédio e sobremesa...

... Tem até pai que é "tipo mãe"...

Esse, então, é uma beleza !!!!!

Assim é a minha mãe !!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 29 de maio de 2010

frases de pensadores para projetos e embasamentos

Filósofos e outros pensadores, sobre a educação e os professoresEducar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades. (James Russell Lowell)




A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer actualizar o melhor de uma pessoa.
(Mahatma Gandhi)

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.(Pitágoras)




A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. (Jean Piaget)


O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação.
(Etienne Bonnot de Condillac)


A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem.
(Immanuel Kant)


A violência é fruto da falta de educação.(Leonel Brizola)


Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade.(Voltaire)


Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. (Arthur Lewis)


Se acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância. (Derek Bok)


A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que género de perspectiva se pode esperar como resultado da instrução. Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos. (Bertrand Russell)


A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude. (Emilio Castelar)


O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. (Immanuel Kant)


A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore.
(Joseph Addison)


Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. (Paulo Freire)


Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido. (José Martí)


O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. (José Arthur Giannotti)

A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, é o processo pelo qual a humanidade, como um todo, se eleva do plano animal e continua a desenvolver-se. Implica tanto a evolução individual quanto a universal. (Friedrich Froebel)


O importante da educação não é o conhecimento dos factos, mas dos valores" (Dean William R. Inge)

A educação é a arma mais poderosa que pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela)





Um professor afecta a eternidade; é impossível dizer até onde vai a sua influência." (Henry Adams)



Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está martelando em ferro frio. (Horace Mann)



O verdadeiro professor defende os alunos contra a sua própria influência de mestre. (Louisa May Alcott)



Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro. (D. Pedro II)



A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer. (Albert Eisntein)



Grande professor será aquele que realiza o que ensina. (Columbano)



Ao emendar aquilo que precisa de correcção, o bom professor não é rude. (Quintiliano)



A primeira fase do saber é amar os nossos professores.
(Erasmo de Rotterdam)



Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar os seus alunos a todos os lugares. (José Ribamar Feitosa)

sábado, 22 de maio de 2010

textos institucionais- lingua escrita

Escrita de textos instrucionais: regras de brincadeiras
Bloco de Conteúdo
Língua escrita

Conteúdo
Produção de textos

Objetivos
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
- Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
- Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
- Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo

Ano
2º ano

Tempo estimado
10 aulas

Introdução
Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este plano de aula propõe, através do tema "brincadeiras: ontem e hoje", atividades em que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade. Os alunos vão pesquisar brincadeiras da infância de seus pais, farão votação para determinar as brincadeiras preferidas de ontem e de hoje e produzirão textos com instruções sobre essas brincadeiras para divulgação em cartazes na escola.

Material necessário
Cartolina, papel sulfite, lápis de cor/cera e canetas coloridas.

Desenvolvimento
1ª Etapa
Faça com as crianças um roteiro de entrevista para que pesquisem junto aos pais e familiares as brincadeiras de seu tempo de infância. Essa pesquisa pode conter perguntas como: "Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança?", "Quais eram as regras dessas brincadeiras?" ou "Quantas crianças podiam participar?". Solicite que algumas leiam a pesquisa para a classe e que outras contem de memória o que os pais explicaram sobre suas brincadeiras de criança;

2ª Etapa
Selecione algumas brincadeiras pesquisadas para, na lousa, junto com as crianças, elaborar as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas. Dessa forma, você estará mostrando às crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção para atender um objetivo específico;

3ª Etapa
Agrupe as brincadeiras comuns numa lista e peça que cada dupla de alunos escolha uma brincadeira que será divulgada para as outras turmas da escola por meio de um cartaz com o nome da brincadeira e o jeito de brincar;

4ª Etapa
Faça com os alunos uma lista de brincadeiras atuais, colocando-as em ordem alfabética;

5ª Etapa
Faça um cartaz com as crianças no qual conste, de um lado, os nomes das brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a divulgação do cartaz na escola;

6ª Etapa
Elabore uma cédula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem as brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três delas; Junto com as crianças, faça a apuração das mais votadas, colocando na lousa o levantamento dos dados;

7ª Etapa
Divida a classe em três grandes grupos: cada grupo deverá elaborar as regras de cada brincadeira mais votada. Cada grupo será subdividido em duplas que organizarão suas regras no caderno;

8ª Etapa
Escreva na lousa as regras das três brincadeiras selecionadas. Para cada brincadeira, as duplas darão, oralmente, suas contribuições que serão negociadas com a classe toda até se chegar ao texto final que melhor esclareça as regras das três brincadeiras selecionadas;

9ª Etapa
Estabeleça uma data, um espaço e os materiais necessários para que as crianças coloquem em prática as três brincadeiras escolhidas e comparem-nas com as instruções dadas por escrito: estão claras? seguem o passo-a-passo da brincadeira? ajudam na organização? quais modificações devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficácia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas?

10ª Etapa
Finalizando a atividade, organize junto com as crianças cartazes com cada uma das três brincadeiras mais votadas e suas regras. Estes cartazes deverão ser afixados fora da sala de aula para divulgação do trabalho.

Produto final
Escrita de cartazes com regras de brincadeiras para ser divulgadas na escola

Avaliação
Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
a) utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever;
b) discutiu oralmente;
c) colaborou com o grupo no roteiro de pesquisa com os pais;
d) organizou individual e coletivamente os dados coletados na pesquisa;
e) escreveu as regras das brincadeiras, negociando com os colegas a elaboração das instruções;
f) trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz.
g) elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes;
h) relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.

Aprofundamento do conteúdo
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, o professor deve ser intérprete e, às vezes, escriba da produção do aluno. A atividade proposta trabalha com três tipos de textos, a saber:

LISTA - texto com palavras do mesmo campo semântico com uma disposição gráfica vertical ou horizontal. Texto que procura organizar informações e que exercita a memória. Ao lado deste conhecimento textual, pode-se contribuir para que a criança vá conhecendo as características do sistema de escrita, se forem sendo estabelecidas comparações no que se refere ao conhecimento/uso de letras como representação de fonemas, a direção da escrita, a distribuição das unidades gráficas das palavras (quais e quantas letras em cada vocábulo; quais iniciam com a mesma letra, quais têm a última letra igual, etc), as formas e tipos de letras;

TEXTO INSTRUCIONAL - que prescreve ações/orientações precisas para a realização de tarefas, no caso, as regras de brincadeiras infantis: nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido);

CARTAZ - possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho. O cartaz é um tipo de texto breve sobre cartolina ou cartões cuja organização espacial no papel (diagramação, cores, tamanho de letras) deve permitir a leitura à distância

quinta-feira, 20 de maio de 2010

plano de aula passo a passo

Projeto e Plano de Aula: Passo a passo

1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;
4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está encolvida com o tema;
5º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que vc qr alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta estapo do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;
7º Passo: Recursos
São materias que vc irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias rescicláveis, etc;
8º Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho indivial e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adiquirido por seu aluno durante o projeto.

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensiino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

plano de aula sobre identidade e autonomia educ.infantil

Rotina do 1º. ano
Conteúdo
Identidade e Autonomia

Objetivos
- Esclarecer dúvidas e proporcionar vivências do próximo ano de escolaridade já na série anterior.
- Possibilitar a integração entre as crianças de pré-escola com as do 1º ano e seus futuros professores.
- Apresentar os espaços e as propostas do novo segmento.

Ano
Pré-escola.

Tempo estimado
Variável (depende do número de encontros definido pelo professor).

Desenvolvimento

- 1ª etapa
Antes de iniciar as atividades, pergunte às crianças da pré-escola: quais são as principais dúvidas que vocês têm sobre o 1º ano? Registre as perguntas, resuma o que vai mudar no ano seguinte e explique que elas vão participar de diversas atividades para entender na prática essa passagem.

- 2ª etapa
Marque uma conversa preliminar com os professores e os alunos do 1º ano e conduza o bate-papo com base nas dúvidas. No caso de escolas que têm apenas a Educação Infantil, vale realizar uma entrevista por e-mail com alunos de Ensino Fundamental de escolas próximas para servir como roteiro da visita.

- 3ª etapa
Para favorecer a integração entre as turmas, combine com a professora da série seguinte a organização de uma atividade de entrosamento com as crianças da Educação Infantil. Pode ser um jogo de regras simples para ser realizado em duplas mistas (uma do pré com outra do 1º ano).

- 4ª etapa
Programe um passeio monitorado pelos alunos maiores para que os pequenos conheçam o novo espaço e os materiais utilizados no ano seguinte. Nesse dia, um lanche de integração entre os grupos pode ser realizado no espaço da cantina ou no refeitório.

- 5ª etapa
Sempre que possível, convém antecipar mudanças de hábitos. Se na pré-escola é necessário esperar o professor reunir todos antes de ir para a classe e a partir do 1º ano os alunos já seguem sozinhos, você também pode incentivá-los a fazer isso a partir do segundo semestre do ano anterior.

Avaliação

Proponha a elaboração de um diário com fotos dos momentos da visita, possibilitando que cada criança sugira registros sobre as novas experiências, contando o que aprendeu e o que espera do próximo ano. Esse diário poderá ser retomado logo no ano seguinte, com a intervenção da nova professora. Além disso, com o apoio de anotações, identifique os pequenos que estão mais preocupados e ansiosos. Tranqüilize-os com conversas individuais ou com a família.

euzinha no Araiar sô

euzinha no Araiar sô
FESTA JUNINA

Dedicatória

Dedico este blog aos amigos que fazem a diferença, à galera da turma 208 (antiga 402) do magistério do Princesa Isabel, aos professores, orientadores e direção e aos amigos blogueiros que buscam neste blog subsídios para seus planos de aula. Grande beijo da Educadora Rejane! ♥