♥ Rejane

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terça-feira, 22 de junho de 2010

um conto para qualquer série --Estrelas em Greve

Estrelas em Greve - Um conto divertido para crianças de todas as idades !


"Todas as noites as mulheres se punham diante da TV para ver as novelas. Os homens cochilavam no sofá e a criançada brincava com os computadores.Ninguém tinha tempo de olhar para o céu.
Sem platéia, as estrelas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.A Lua, solidária com as amigas,aderiu ao protesto e também se escondeu.
Foi um fuzuê no mundo inteiro. As galinhas que dormiam com a estrela-d'alva, perderam o sono e deixaram de botar ovos. As corujas pararam de piar. Os tatus não sairam mais das tocas. Os grilos silenciaram. Os anjos da guarda, que desciam à noitinha para ninar as crianças,perdiam-se no caminho.

As damas da noite não abriam mais suas pétalas. No escuro, o vento não enxergava nada e não sabia para onde soprar. Os poetas caíram em desânimo e a produção de poesia imediatamente cessou.Os agricultores ignoravam se era ou não a época certa para semear. As marés, desorientadas, subiam e desciam à deriva.
Então, os homens descobriram que aquilo tinha a ver com o sumiço das estrelas. Chamaram os melhores astrônomos, mas eles não souberam explicar o ocorrido.Convocaram as feiticeiras para resolver o assunto, elas fizeram lá suas mandingas, mas não adiantou nada. A coisa estava realmente preta.
Até que, uma noite, um homem saiu de casa e se pôs a contemplar o céu na escuridão. Lembrou que a mãe lhe ensinara a posição do Cruzeiro do Sul. Outro se juntou a ele e recordou as histórias de lua cheia, quando aparecia o lobisomem. Um velho ouviu a conversa dos dois e veio contar que, em criança,tinha visto o Cometa Halley. Apareceu uma mulher e comentou que só cortava os cabelos na Lua minguante.
Outra mulher falou que, havia alguns anos,vira uma estrela cadente e fizera um pedido. O marido ouviu-a e disse que o pedido era ter o amor dele para sempre. Outro homem contou que lhe nascera uma verruga no dedo porque, quando garoto, apontara para as Três-Marias. Aos poucos as pessoas foram saindo de casa e cada uma tinha a sua história para contar sobre a Lua e sobre as estrelas.
Quando estavam todos na rua lhando o céu vazio, as estrelas que os observavam do fundo da noite, apareceram de surpresa, acendendo-se ao mesmo tempo.Foi lindo:parecia uma chuva de gotas prateadas. Em seguida despontou a Lua, com seu brilho magnífico,como um holofote .
Aí todos entenderam o motivo daquela greve.E , imediatamente, decidiram em concenso:podiam ver televisão, dormir no sofá e brincar com o computador todas as noites.Mas, de vez em quando,iriam dar uma espiadinha no céu para ver o show das estrelas."
"...Assim me contaram... e assim eu contei...
e é verdade ou não...eu também não sei !"


Créditos :Conto de João A. Carrascoza ilustrado por Ivan Zigg e publicado na Revista Nova Escola em novembro de 1997

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A ARCA DE ÓÉ DE VINICIUS

Sete em cores, de repente
O arco-íris se desata
Na água límpida e contente
Do ribeirinho da mata.
O sol, ao véu transparente
Da chuva de ouro e de prata
Resplandece resplendente
No céu, no chão, na cascata.

E abre-se a porta da Arca
Lentamente surgem francas
A alegria e as barbas brancas
Do prudente patriarca

Vendo de longe aquela serra
E as planícies tão verdinhas
Diz Noé: que boa terra
Pra plantar as minhas vinhas

Ora vai, na porta aberta
De repente, vacilante
Surge lenta, longa e incerta
Uma tromba de elefante.

E de dentro de um buraco
De uma janela, aparece
Uma cara de macaco
Que espia e desaparece.

“Os bosques são todos meus“
Ruge soberbo o leão
“Também sou filho de Deus”
Um protesta e o tigre- “não”

A Arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Entre os pulos da bicharada
Toda querendo sair.

Afinal com muito custo
Indo em fila os casais
Uns com raiva outros com susto
Vão saindo os animais.

Os maiores vêm à frente
Trazendo a cabeça erguida
E os fracos, humildemente
Vêm atrás, como na vida.

Longe o arco-íris se esvai
E desde que houve essa história
Quando o véu da noite cai
Erguem-se os astros em glória
Enchem o céu de caprichos
Em meio à noite calada
Ouve-se a fala dos bichos
Na terra repovoada.

SITE DO NOSSO QUERIDO POETINHA:
http://www.viniciusdemoraes.com.br/
http://www.memoriaviva.digi.com.br/vinicius/



VALORES NO ENSINO RELIGIOSO



JUSTIFICATIVA

O Projeto Educativo da Escola assume no currículo, um programa com a intencionalidade de promover o compromisso com a defesa da vida, conforme os ideais da educação Franciscana-Aparecida.

A Escola realiza seu planejamento tendo presente àquilo que chamamos fatores de proteção: acolhida ao aluno, diálogo, respeito à individualidade de cada um, presença da família na Escola e construção de conhecimento como meio para resolução de problemas.

O fazer pedagógico da Escola propõe a elaboração pessoal de projetos de vida. Para isso organiza um trabalho que oportuniza sonhar, acreditar nos sonhos, desenvolvendo persistência para concretizá-los com consciência da responsabilidade pessoal ao fazer escolhas.

Nossa Escola tem um compromisso, conforme o Marco Referencial, com a formação integral do aluno. A construção do conhecimento aliado à vivência de valores como sensibilidade, responsabilidade, acolhida e solidariedade entre outros formam alunos competentes no mundo social em que vivem. Tal tarefa é complexa, pois a sociedade em que vivemos se caracteriza pela aceleração, individualismo, consumismo e hedonismo.

Acreditamos que somos reflexos da cultura na mesma medida em que a produzimos, por isso damos especial atenção para criar oportunidades, no cotidiano, onde o aluno se perceba agente da própria história e assuma a responsabilidade por suas escolhas e ações.

Para desenvolver alunos competentes, críticos e solidários o trabalho cotidiano deve valorizar os conhecimentos anteriores do aluno, as diferentes inteligências, as relações de parceria entre colegas e professores, criando a consciência de que aprendemos em conjunto no diálogo e na partilha, tornando os sujeitos do processo autônomos e responsáveis. É importante priorizar também a formação da consciência de que a participação no grupo colabora para o crescimento de seus integrantes, promovendo relações fraternas e desenvolvendo potencialidades.

OBJETIVOS

O projeto de Valorização da Vida pretende:

- desenvolver competências a partir de atitudes e habilidades que geram no indivíduo a capacidade de criar uma trajetória singular diante dos desafios do tempo em que vive;
- desenvolver projetos interdisciplinares que visem a resolução de problemas que entram em conflito com a valorização da vida nas suas diferentes dimensões;
- propiciar um ambiente favorável à aprendizagem no âmbito do afeto, da comunicação e da convivência.
- promover o fortalecimento dos vínculos da família com a escola, proporcionando espaços de reflexão que favoreçam a convivência, o crescimento das relações interpessoais, o respeito, o acolhimento das diferenças e a comunicação.


1ª série do Ensino Fundamental de 9 anos

Lema: Descobrindo a amizade


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

Abordagens por trimestre

1º Trimestre: Amizade
Objetivo geral da abordagem: Oportunizar ao educando, através de ações diarias, situações que os levem a desenvolver relações de amizade, buscando construir vínculos de respeito, partilha e coleguismo.

2º Trimestre: Cooperação
Objetivo geral desta abordagem: Estimular no educando o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos.

3º Trimestre: Solidariedade.
Objetivo geral desta abordagem: Proporcionar ao educando reflexões e atitudes que visem o desenvolvimento da solidariedade, a fim de formar seres mais fraternos.

Objetivos específicos

- Oportunizar aos educandos diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo, possam desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
- Proporcionar aos educandos o desenvolvimento da autonomia, através de estímulos com atividades que visem à expressão individual e coletiva.
- Propiciar aos educandos o desenvolvimento de virtudes e valores indispensáveis à formação humana, através da ação pedagógica, para uma melhor atuação da vida em sociedade.
- Estimular nos educandos a imaginação, a expressão e a sensibilidade para entender e aceitar o diferente.
- Incentivar os educandos a argumentarem e expressarem seus pontos de vista com clareza, para a formação de uma boa convivência social.
- Oportunizar aos educandos hábitos de investigação, de conhecimento, de responsabilidade, de cooperação e de criatividade, visando desenvolver atitudes que favoreçam o desenvolvimento da responsabilidade social individual.
- Oportunizar dinâmicas que possibilitem aos educandos valorizar e participar de atividades de resgate das brincadeiras infantis, para que, através da ludicidade, possam demonstrar atitudes de amizade, cooperação e respeito.
- Intensificar junto ao educador o trabalho sobre os valores cristãos de modo a oportunizar ao educando reflexões e atitudes que visem o bem estar das relações, o cuidado com a vida e a formação de uma cultura da paz.


2ª série do Ensino Fundamental de 9 anos

Lema: Por uma cultura de paz e solidariedade



Abordagens por trimestre

1º trimestre: PAZ
Habilidades: desenvolver a atenção e escuta, colaborando nos trabalhos em grupo e valorizando as diferenças.

2º trimestre: JUSTIÇA
Habilidades: integrar-se ao meio social e respeitar a opinião do outro.

3º trimestre: SOLIDARIEDADE
Habilidades: discutir valores e cuidado com o outro.

Objetivos específicos

- Propiciar aos educandos situações onde possam agir com autonomia nas atividades habituais e nas relações de grupo, desenvolvendo as habilidades de tomar iniciativas e estabelecer relações afetivas.
- Proporcionar aos educandos vivências ode possam apreciar a importância dos valores básicos que regem a vida e a convivência humana, para agirem de acordo com eles.
- Estimular os educandos a colaborar no planejamento e na realização de atividades em grupo, aceitando as normas e regras que democraticamente sejam estabelecidas em seminários e debates, para que possam estabelecer relações construtivas no grupo e em situações sociais conhecidas, comportando-se solidariamente.
- Oportunizar aos educandos a compreensão e estabelecimento de relações entre fatos e fenômenos do meio social e contribuir ativamente na medida do possível, para defesa, a conservação e a melhoria do meio ambiente.
- Incentivar a cooperação dos educandos entre si, no grupo, tendo como princípios básicos os valores franciscanos-aparecida, através de seminários, do cotidiano escolar e principalmente das diferentes situações de vida.


3ª série do Ensino Fundamental

Lema: “Vivendo com valores”

Professoras responsáveis: Marlise Guimarães Kvietinski e Tânia Regina Machado
Abordagens por trimestre

1° Trimestre: Vivendo com Respeito
Habilidades: Saber ouvir, cuidado com o outro e com o meio em que vive, solidariedade.

2° Trimestre: Vivendo com Comprometimento
Habilidades: Desenvolver hábitos de estudos, responsabilidade, compromisso.

3° Trimestre: Vivendo com Simplicidade e Humildade
Habilidades: Aprimorar a paciência, amizade, ser natural, apreciar as coisas pequenas da vida.

Objetivo Específicos

1° Trimestre
- Estimular nos educandos atitudes de respeito pelo EU, pelos outros e pelo meio ambiente, a fim de estabelecer uma relação harmônica na vida.
- Proporcionar situações onde os educando possam reconhecer que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas em prol da paz, buscando uma postura de comprometimento com a vida, em todas as suas formas.

2° trimestre
- Possibilitar aos educandos o entendimento de “comprometimento como uma expressão de interesse e como a habilidade de tomar conta de si mesmo”, visando à formação da autonomia em cada um e da responsabilidade social individual.
- Oportunizar vivências diferenciadas, onde os educandos possam identificar “comprometimento como o modo de ser responsável pelos seus atos em relação à escola, à sociedade e ao meio ambiente”, visando o desenvolvimento de atitudes de cidadania.

3° Trimestre
- Propiciar aos educandos momentos de reflexão e partilha, que os levem a perceber a grandeza da vida, pela sua simplicidade e a valorizarem a vida ao nosso redor, como ensinamentos de São Francisco e Madre Clara.
- Estimular os educandos a entender a importância da simplicidade e da humildade em cada um, para uma relação harmônica com as pessoas e com a natureza.


4ª série do Ensino Fundamental

Professoras responsáveis: Cláudia Haas, Cléia Regina Santos, Mariluce Campos de Oliveira e Marta Torres Leal

“Vida de grupo dá muito mais trabalho e muito prazer. Porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida, do conhecimento, da nossa história.” (Madalena Freire)

“O que vemos não é o que vemos, senão o que somos. É preciso ser diferente para ver diferente. Mas, e o ‘ser’? Ele é feito de quê? Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo. O ‘Ser’ é feito de palavras.” (Livro: A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir - Rubem Aves.)

Abordagens por trimestre

1º trimestre-Autonomia: Possibilitar aos educandos a compreensão da autonomia como um processo, onde os mesmos possam manifestar seu interesse e iniciativa, através de ações que oportunizem responderem pelos seus atos em relação ao grupo, à sociedade e ao meio ambiente.

2º trimestre-Diálogo: Proporcionar aos educandos a percepção de que no diálogo é necessário “ouvir” e “ser ouvido”, para que haja uma interação e uma vivência solidária no meio em que se vive.

3º trimestre-Cooperação: Propiciar aos educandos, através de situações diversas, o prazer no trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo, entendendo o ato de cooperar como uma prática fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos harmoniosos.

Objetivos específicos

- Conscientizar aos educandos sobre as necessidades de mudança na construção da cultura da paz para uma sociedade mais justa e fraterna, contemplando a Campanha da Fraternidade 2009.
- Oportunizar o desenvolvimento da Responsabilidade Social Individual dos educandos, mobilizando-os para o exercício da cidadania através do voluntariado, contribuindo para a formação da solidariedade humana.
- Propiciar aos educandos à reflexão do significado da autonomia, para o bom desempenho das atividades no seu contexto dentro e fora da escola.
- Possibilitar aos educandos a realização de trabalhos diversificados, individuais e em grupos, contemplando os assuntos desenvolvidos, para que possam demonstrar autonomia, organização, comprometimento e responsabilidade frente às situações do cotidiano.
- Incentivar a participação nas atividades diferenciadas como saídas culturais e datas comemorativas, visando à importância da cooperação, autonomia, diálogo, união e partilha.
- Proporcionar aos educandos a reflexão/ação sobre hábitos e atitudes necessárias para uma convivência harmoniosa.
- Estimular os educandos quanto à percepção de que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenham, buscando o desenvolvimento da responsabilidade social individual.




terça-feira, 15 de junho de 2010

HIGIENE PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS ESCOVAÇÃO E ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

TRABALHAR COM CRIANÇAS ESCOVAÇÃO E ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

atividades para trabalhar o projeto corpo e higiene













































































































HIGIENE PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS ESCOVAÇÃO E ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

TRABALHAR COM CRIANÇAS ESCOVAÇÃO E ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

atividades para trabalhar o projeto corpo e higiene












































































































O QUE NÃO PODE FALTAR EM UMA SALA DE AULA

O que não pode faltar na sala de aula?

1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visivel)

Objetivos:
Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)
Reconhecimento de numerais.
Representação de numerais em sequência.
Noção de antecessor e sucessor.
Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).
Resolução de situações problema.

2- Cartaz de Frequência

Objetivos:
Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.
Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.
Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.
Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.
Ressaltar a importância de cada aluno no grupo.

3- Ficha de numerais (material para cada aluno).

Objetivos:
Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.
Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.
Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).

4- Cartaz "Quantos Somos"

Objetivo:
Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.

5- Cartaz de Sequência numérica

Objetivos:
Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).
Visualização para assimilação da sequência numérica.
Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).
Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.

6- Alfabeto móvel

Objetivo:
Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.

7- Alfabeto de parede

Objetivo:
Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.

8- Ficha do nome completo

Objetivos:
esenvolver atividades referentes ao nome próprio.
Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.
Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.

9- Material para leitura (revistas e livros)

Objetivos:
Desenvolver atividades que envolvem recortes.
Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.
Desenvolver projetos de leitura.

10- Material para contagem

Objetivos:
Resolução de problemas matemáticos.
Representação de quantidades.
Desenvolver a noção de adição e subtração.
Relacionar número e numeral.

11- Cartaz dos aniversariantes do mês

Objetivos:
Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).
Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento). Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.
Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).
Reconhecimento de numerais.
Construção do conceito de números (quantidade).
Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.
Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.
Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.

12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)

Objetivos:
Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais. Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Obs: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.

13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)

Objetivos:
Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.
Organização dos planejamentos diários.
Registro do desenvolvimento dos alunos.

14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo

Objetivos:
Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.
Proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.

E outros... Atendendo a necessidade de cada turma!

sábado, 12 de junho de 2010

COPA 2010

Tabela da Copa do mundo na Africa /2010





TABELA DA COPA



http://copadomundo.uol.com.br/2010/tabela-da-copa/

Corpus Christi /2010


CORPUS CHRISTI

Corpus Christi significa corpo de cristo e muita gente acaba escrevendo Corpus Cristi, Corpus Cristy, Corpus Crist, Corpos Cristi e Corpus Criste o que não esta certo já que a palavra está em latim.
O feriado de Corpus Christi é uma das datas comemorativas móveis da Igreja Católica. Isto significa que todos os anos o dia de Corpus Christi ocorre em uma data diferente. Desta forma o Corpus Christi 2010 será no dia 03 de junho de 2010. Seu objetivo será celebrar a presença de Cristo na Eucaristia.
Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
No Pão e no Vinho consagrados permanece connosco o mesmo Jesus dos Evangelhos, que os discípulos encontraram e seguiram, que viram crucificado e ressuscitado, cujas chagas Tomé tocou, prostrando-se em adoração e exclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28; cf. ibid., 17, 20). João Paulo II


Fonte:
COMUNIDADE CATÓLICA :CANÇÃO NOVA

MEIO AMBIENTE

Assim surgiu o Dia do Meio Ambiente ...

Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.
A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul.










Meio Ambiente
Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar o dia 5 de Junho e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:



Água
• Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
• Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
• Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.


Energia
• Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
• Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
• Ar condicionado - utilize com moderação!
• Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
• Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.


Lixo
• Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.


Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
• A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também

PAI NOSSO ILUSTRADO-DECORAÇÃO DA SALA

Pai Nosso ilustrado..muito lindo!

A oração é a respiração da alma, a ligação íntima com o seu Criador e Salvador...























euzinha no Araiar sô

euzinha no Araiar sô
FESTA JUNINA

Dedicatória

Dedico este blog aos amigos que fazem a diferença, à galera da turma 208 (antiga 402) do magistério do Princesa Isabel, aos professores, orientadores e direção e aos amigos blogueiros que buscam neste blog subsídios para seus planos de aula. Grande beijo da Educadora Rejane! ♥